Descrição enviada pela equipe de projeto. O obetivo da Madonna University para o primeiro edifício novo em 40 anos era criar um centro de aprendizagem que abrigasse oportunidades para criatividade intelectual, pensamento crítico e metodologia de instrução centrada no estudante. O edifício oferece um exemplo positivo de gestão ambiental, promove interação com a comunidade, aprimora a beleza do campus da Universidade e eleva o espírito de seus usuários.
O Centro Franciscano para Ciência e Mídia abriga um mix de laboratórios instrutivos, escritórios da faculdade, salas de aula, áreas de encontro para os estudantes e estúdios digitais de última geração de Tv e rádio, com laboratórios de edição e um auditório para 150 pessoas. Os laboratórios de ensino científico incluem do geral ao micro - biologia, genética, geral, química orgânica, física e astronomia, e ainda laboratórios de pesquisa instrumental e computacional. Espaços instrutivos gerais contam ainda com duas salas de aula, duas salas para seminários e sala de computadores que está configurada para edição de vídeos.
O conceito de desenho dos interiores do novo edifício de Ciência e Mídia da Madonna University foi elaborado através de uma série de valores projetuais que o conectam com a abordagem holística da Universidade. O método para os acabamentos internos é repleto de significado mas ainda simples, as organizações espaciais e relações internas é o que faz deste edifício uma experiência única.
A paleta de cores dos interiores é composta de tons quentes e de um refinado neutro que envolve uma mistura sofisticada de acentos brilhantes. Pelo uso estratégico e localização dos acabamentos, assim como destaques significativos no interior promove um agradável e acolhedor espaço de aprendizagem, ensino e colaboração, o que realça o foco do edifício e sua missão.
A paleta de acabamentos das salas de aula e espaços de laboratórios configura um interior sereno e encoraja o aprendizado através da abordagem psicológica. Uma única paleta foi definida para os espaços de aprendizagem e é composta de uma base dourada que é acentuada com tons de terracota, configurando um ambiente seguro e encorajante. Através da distinção dos espaços de aprendizagem com um contraste na materialidade promove um sentimento de estar num local especial no contexto do edifício como um todo.
Os escritórios da faculdade foram desenhados para que todos os indivíduos tenham acesso a luz natural. A maioria dos escritórios privados foram instalados com carpete texturizado, no entanto revestimentos em cortiça também foram instalados em alguns escritórios privados para acomodar pessoas com sensibilidade a alergias. Cada escritório recebeu uma sofisticada pintura na parede que adicionou um toque de personalização que também é visível do corredor de circulação. A ideia era se valer de acentuação em materiais que afetassem pessoas nos níveis individual e público. Esse conceito também reforçou as técnicas utilzadas ao longo do edifício.
Os espaços de estar estão localizados nos nós de circulação ao longo do edifício e em lugares onde são visíveis do interior e também do exterior. Esses espaços estão cercados pela ambiência aconchegante do revestimento em cortiça do piso e também de ilhas de carpet. No amplo espaço de estar localizado no primeiro piso, um único grande carpet foi instalado para subconscientemente criar zonas para diferentes ordenamentos de móveis. Essa ideia deu oportunidade para usar acabamentos como uma maneira de criar espaços menores, mais intimistas e informais dentro de um único grande espaço.